quarta-feira, julho 22, 2009

Presidente do Detran deixa o governo Yeda

Mais um integrante do governo Yeda Crusius anuncia sua saída do primeiro escalão do Palácio Piratini. Nesta quarta-feira, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sérgio Buchmann, foi afastado do cargo, apenas três meses após ter assumido a autarquia. Ele se reuniu com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, quando foi comunicado da decisão do Palácio Piratini. Ao sair do encontro, disse que não se sentia decepcionado com a notícia e que essa foi "uma página virada na vida profissional". "A vida é isso. Eu saio, assim, maior do que entrei, como homem e como profissional", disse.

Buchmann disse que em nenhum momento recebeu qualquer tipo de pressão para que fosse confirmada a suposta dívida com a empresa de guinchos Atento. Segundo ele, o motivo para a sua saída do cargo seria a visita de Ricardo Lied, chefe de gabinete da governadora, à sua casa. O chefe da Casa Civil teria dito, segundo Buchmann, que a história o enfraqueceu no governo.

A confusão constrangeu o Palácio Piratini. Na semana passada, o presidente do Detran contou que recebeu visitas em sua residência do chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius, Ricardo Lied, acompanhado de policiais do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Lied e os policiais teriam contado a Buchmann sobre a prisão do então filho do presidente do Detran por tráfico de drogas. Eles sugeriram que Buchmann avisasse seu filho. Contudo, o presidente disse que não interferiria no trablaho da polícia. Também temeu estar sendo vítima de uma cilada. Se telefonasse, poderia ser acusado de usar seu cargo para beneficiar um familiar.

Mesmo com a confusão envolvendo o chefe de gabinete, o Palácio Piratini não divulgou nenhuma informação sobre possível saída de Ricardo Lied do governo. O chefe de gabinete da governadora é acusado pela segunda vez de se envolver em confusões com à Polícia. Quando da saída do ex-ouvidor da Segurança, Adão Paiani, Lied foi flagrado em escutas telefônicas passando a ficha policial de um candidato do PT a prefeitura de Lajeado. Ainda não foi divulgado nenhum nome para a substituição de Buchmann, que é funcionário da Secretaria Estadual da Fazenda, para onde deve retornar.

Nenhum comentário: