quarta-feira, julho 22, 2009

Lançado prêmio que irá premiar professores da região













Foi lançado na manhã desta quarta-feira, em Taquara, o prêmio Professor Inovador do Paranhana. A iniciativa é da Agenda Paranhana 2020, em conjunto com as secretarias municipais de educação e da rede privada da região. O concurso visa reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da Cics-VP, Marcos Kayser, da prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, dos coordenadores do prêmio, além de secretários municipais de educação da região. Também participaram professores de escolas e diretores de escolas.

A iniciativa consistirá na seleção e premiação das melhores experiências desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas (municipais ou estaduais) e privadas. O prêmio tem como objetivos reconhecer, resgatar e valorizar, dar visibilidade e estimular as experiências dos professores em atividade docente. Serão quatro categorias: educação infantil, séries iniciais (ensino fundamental), séries finais (ensino fundamental) e ensino médio. A organização ficará por conta de uma comissão regional instituída pela Agenda Paranhana 2020 e composta por representantes da comissão de educação do movimento. Nos municípios da região, será instituída uma coordenação municipal, composta por representantes indicados pelas secretarias municipais de educação. O prazo de inscrições do prêmio será de 15 de julho até 30 de setembro, nas secretarias de educação de cada cidade. Os municípios deverão promover atos de lançamento municipal, para mobilizar os professores.

O julgamento dos trabalhos, a ser feito por uma comissão específica, será de 1º a 20 de outubro. A comissão deverá levar em conta pesos de avaliação estipulados no regulamento. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 29 de outubro, em evento no Clube Comercial de Taquara. Será escolhido um vencedor por categoria, que receberá um notebook. A melhor experiência municipal, por categoria, não premiada pela comissão julgadora, receberá diploma de Honra ao Mérito. Um seminário em março de 2010 vai apresentar os trabalhos e lançar a segunda edição da premiação. O evento também será itinerante, ou seja, neste ano a premiação acontecerá em Taquara, mas em 2010 será em outra cidade da região, assim acontecendo todos os anos.

IMPORTÂNCIA DO PRÊMIO - O presidente da Cics-VP, Marcos Kayser, salientou a importância da inovação, ressaltando que o prêmio faz parte de um planejamento estratégico regional. "Desconheço um prêmio que fala de professor inovador e estamos fazendo isso aqui na nossa região", frisou, lembrando que a expectativa é ter o maior número possível de cases inscritos. A secretária de Educação de Igrejinha, Liége Brussius, que é uma das facilitadoras da temática de educação e cultura da Agenda Paranhana 2020, ressaltou o trabalho para criação do prêmio. "Estamos iniciando um grande debate sobre o direito a valorização que o professor tem", enfatizou.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis via internet. Podem ser acessados por meio do site www.paranhana.org.br. Mais informações com a Cics-VP, em Taquara, pelo telefone 3542-6444.

Nenhum comentário: