segunda-feira, julho 23, 2007

Parobé inaugurou a Casa do Agricultor

A cerimônia de inauguração da Casa do Agricultor foi acompanhada por várias autoridades e a população da localidade, o evento ocorreu dia 21 de julho, as 10h30 quando esteve presente a prefeita de Parobé Gilda Maria Kirsch, e os secretários: de Gestão e Controle, Cláudio Barros, de Agricultura, Nilvo Magionni, de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Candida Regina Schuck, de Infra-Estrutura, Edson Staudt, de Saúde, Andréa Schuck, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Parobé, João Carlos Felld, o Presidente da Associação dos Agricultores de Parobé, Marcos dos Santos, o chefe do escritório da EMATER, Fábio Dutra, o Diretor Técnico da Caixa/RS, Rogério Augusto Wallau, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Vale do Paranhana, Breno Ficheborn, vereadores, entre outras autoridades.
A Casa do Agricultor foi edificada ao lado do Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa, na Rua Vera Cruz, com uma área construída de 248m², com recursos do município e do Governo Federal, através de projetos da Prefeitura de Parobé que doou o terreno e a infra-estrutura e mais 126 mil de contra partida. Foram investidos mais de R$ 246 mil para a conclusão da obra.
Além da feira do agricultor o prédio construído será sede dos seguintes órgãos e Secretarias de apoio técnico aos agricultores:
Secretaria Municipal de Agricultura; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Emater / ASCAR; Inspetoria veterinária do Estado; Setor do INCRA; e Setor de Bloco de Produtor Rural. Além disso, com as novas instalações, a Prefeitura economizará o pagamento de aluguel para o funcionamento das Secretarias e órgãos acima citados.
Com a casa, os agricultores poderão vender os seus produtos produzidos em suas propriedades, direto para o consumidor, sem intermediários.
Nilvo Magionni, Secretário Municipal de Agricultura, agradeceu a prefeita Gilda e sua equipe de planejamento que se empenharam pela execução do projeto e falou da importância dele para a comunidade. “Nós continuaremos trabalhamos muito para dar ao produtor rural o suporte técnico para que eles produzam cada vez mais, com qualidade e quantidade, esse setor que é destaque na economia do município”, salienta Magionni.
A prefeita Gilda Maria Kirsch, usou a palavra para ressaltar os avanços da agricultura na sua administração, citou como exemplo a o incentivo para a Feira dos Pequenos Agricultores; a Patrulha Agrícola, a Compra Direta Especial que oportunizou aos pequenos agricultores venderem os seus produtos direto às escolas municipais e o aumento da liberação de verbas através do governo federal. ”Queremos o setor agrícola cada vez mais forte e para isso estamos investido para que o produtor rural tenha todos os meio para produzir” destaca Gilda.
Cláudio Barros ressaltou a importância da obra e o trabalho realizado pela administração municipal no sentido de incentivar o trabalhador rural que agora ganham um espaço para expor e comercializar seus produtos, além da instalação, no novo prédio, de órgãos municipais o que vai trazer economia e agilizar o trabalho das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.
A instalação do novo prédio em alvenaria possibilitará o funcionamento diário da feira da agricultura familiar para atendimento direto aos consumidores locais e regionais. O projeto também objetiva a implantação de uma Central de Comercialização, que proporcionará a articulação das vendas para mercados e entidades municipais e regionais, inclusive a ampliação da venda de produtos na merenda escolar.


.

Nenhum comentário: