terça-feira, junho 26, 2007

Secretaria de Educação proporciona palestra sobre ensino religioso nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação de Parobé proporcionou uma palestra para professoras que lecionam o Ensino Religioso nas escolas municipais, tendo como convidado para palestrar o Padre Sérgio Silva. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Erico Veríssimo e contou com a presença do secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, da coordenadora do Ensino Religioso professora Marina Vieira Basei e do Padre Sérgio Silva e professoras.
Segundo Marina é um ensino muito importante para os alunos terem uma definição de vida e possam aprender o amor, a responsabilidade e a valorização da vida e assim conhecerem que existe uma maneira correta de viver, para se ter um caráter e um ideal de vida.
Para o secretário de Educação Antonio Edmar Teixeira de Holanda os professores buscam atingir todos os públicos religiosos sem destacar nenhuma religião em particular “respeitamos todas as ideologias religiosas” diz Holanda.
Alguns objetivos do encontro foram de proporcionar uma reflexão atualizada sobre a área de conhecimento do Ensino Religioso; Refletir sobre a prática educativa do Ensino Religioso nas escolas, temas importantes da vida religiosa e proporcionar um espaço de reflexão a educadores para que eles passam levar aos seus alunos.
O Tema da palestra foi a Valorização da Vida, quando o Padre Sérgio destacou as Características da Pós-Modernidade, Modernidade: razão, a palavra, argumento, pregador, Pós-modernidade: a crise da razão evidencia o sentimento, o cuidado, a sensação, a imagem, testemunho, exemplo.
A cultura moderna, Um modo de vida. Produto da nova cultura ocidental, mais do que estrutura da cidade. Meios de comunicação levam valores, posturas e compreensões a qualquer lugar com muita rapidez.
Caracterizado pelo Pluralismo, Descartabilidade, Utilitarismo, Imediatismo, Emotividade, Esteticismo.
Destacou os acentos principais, Conseqüências do Novo contexto, Tempo de
Ensino Religioso, Catequese, entre outros assuntos que foram abordados.
Ele finalizou dizendo que na alma humana existe a tendência para o bem.
“É verdade que no coração humano convivem possibilidades de bem e de mal e que a liberdade debate-se entre essas duas forças.Quando observamos a sociedade atual, guiados apenas pela descrição feita dia após dia pelos meios de comunicação, chegamos á conclusão de que o mal possui mais território do que o bem. Mas são as atitudes e os pensamentos de bondade com os quais balizamos nossa vida que nos tornarão bons ou maus” finalizou o padre.

Nenhum comentário: