quinta-feira, junho 21, 2007

Parobé terá recolhimento de Óleo Usados

O Município de Parobé firmou convênio com empresa Recolt-Coletas Comércio e Representações de óleos Ltda para o recolhimento de óleo usado e gorduras saturadas. O objetivo do mesmo é a eliminação dos descartes inadequados das gorduras saturadas, geradas por restaurantes, lancherias, bares, refeitórios coletivos, e de todos os outros locais, onde por ventura, sejam realizadas frituras, incluindo - se em um futuro não muito distantes as próprias residências.

Neste convênio o município através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se compromete em acompanhar o representante da empresa pelos pontos de geração de gorduras saturadas para que seja realizada a conscientização, e o cadastramento de cada estabelecimento com o intuito de proporcionar aos comerciantes uma alternativa correta e segura para o descarte deste resíduo.
A empresa realizará o monitoramento dos estabelecimentos geradores, para estabelecer a periodicidade das coletas, observando a necessidade do vasilhame de cada um que aderir ao Programa, bem como manter a secretaria informada dos participantes e dos volumes arrecadados dentro do município, para o acompanhamento das melhorias ambientais que este projeto proporciona para os habitantes.
O município através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanhará o trabalho desenvolvido, e irá criar mecanismos necessários para que o sucesso desta iniciativa aconteça, ou seja, irá colaborar efetivamente no processo de despoluição dos mananciais hídricos, decorrente do descarte dos óleos de frituras.
Este Convênio não pressupõe nenhum tipo de desembolso monetário para os cofres municipais, no que diz respeito ao trabalho de recolhimento de gorduras saturadas.
A Recolt se compromete em distribuir as vasilhas em cada local que seja gerador deste resíduo, que por sua vez tem o compromisso ambiental de destinar a esta vasilha toda a gordura gerada em suas dependências, para que ela possa cumprir com o seu dever de recolhimento e destinação correta desta gordura.

Nenhum comentário: