quinta-feira, dezembro 14, 2006

Alunos entregam carta de co-responsabilidade à Prefeita de Parobé

Estiveram no gabinete da Prefeita Gilda Maria Kirsch, no último dia 11 as 18 horas, alunos da escolas Maria Francisca da Silva e escola Infantil Vila Nova, de Parobé, na oportunidade entregaram à prefeita uma Carta de Co-Responsabilidade com a Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos e um abaixo-assinado contendo 1.784 assinaturas de pessoas preocupados com o futuro das águas do desse rio. Eles estavam representando 15 escolas municipais e estaduais, secretarias municipais, entidades de serviços e grupos que trabalham na preservação do meio ambiente.
Os alunos estavam acompanhados da professora Sabrina Amaral e do secretário de Educação Antonio Edmar Teixeira de Holanda e da diretora da Esv]cala Infantil Vila Nova, Simone Schäfer.
A Prefeita Gilda falou de sua grande preocupação com o meio ambiente e com o futuro do Rio dos Sinos e seus afluentes e elogiou a iniciativa dos professores e alunos e lembrou que são eles os semeadores dessa semente que deve ser plantada nos lares, escolas em toda a sociedade para que todos possam se conscientizar que a responsabilidade é de cada um. “O que plantarmos hoje, quem vai colher amanhã, serão nossos filhos e netos, o futuro depende de nós fazermos a nossa parte cuidando e preservando o meio ambiente” finaliza Gilda.
Os alunos entregaram o documento para a Prefeita Gilda Maria Kirsch e Para o Procurador Geral do Município Dr. Rogério Möller.
Holanda destacou o trabalho das escolas que tem salientado muito o fator meio ambiente e adiantou que para o próximo ano deverão ser incrementados ainda mais esses projetos.
Alguns Grupos que desenvolvem trabalhos de preservação do meio ambiente em Parobé e região, Patrulha do Verde, Patrulha da Água, Com-Vidas, Monitores do Projeto Peixe Dourado, Professores entre outros.
Este movimento quer sensibilizar as autoridades, comunidade, empresas, sociedade de uma forma geral para uma efetiva ação em prol do Rio dos Sinos buscando auxilio de várias redes e grupos de trabalho, entre eles do Coletivo de Educadores Ambientais de Parobé. Este por sua vez uniu-se aos municípios da bacia hidrografica do rio dos Sinos para uma força tarefa de sensibilização e ação pelo bem efetivo do rio e da população de seu entorno. Formou-se este grupo devido aos acontecimentos do inicio de outubro, onde 85 toneladas de peixes morreram pela falta de oxigênio do rio, devido a poluição causada por indústrias e pelo esgoto doméstico dos 32 municípios da bacia.
Na carta está explicado toda a preocupação com a Bacia do Rio dos Sinos e chamado a todas para fazerem alguma coisa em prol desse bem que todos necessitam que é a água de boa qualidade.

Nenhum comentário: