segunda-feira, novembro 06, 2006

Primeiro aluno com Síndrome de Down, é alfabetizado em Parobé

Primeiro aluno com Síndrome de Down, é alfabetizado em Parobé
O menino Marciel Vinicius Scherer Lima de 10 entrou para história da Escola Municipal de Educação Especial Professora Flávia Maria Brito, de Parobé, por ser o primeiro, com síndrome de Down, em 10 anos de trabalho daquela entidade educacional, a ser alfabetizado.
O garoto é filho de Felisberto e Erci Sarmento Lima, tem característica extrovertida, adora brincadeiras e disse que está feliz por conseguir ler.
Ele Será incluído no ensino regular para freqüentar a 2ª série no próximo ano.
Segundo a diretora da escola, Janete Haack, a alfabetização de uma pessoa com esse problema é um processo lento, que busca o desenvolvimento passo a passo, no caso de Vinicius, foram 3 anos até chegar a alfabetização, “hoje ele já consegue ler, ainda que de maneira lenta, e escrever, conhecer as letras”, ela prossegue relatando o trabalho “esse é um desafio que vamos vencendo a cada dia, em cada pequena conquista dos alunos, são grandes vitórias para nós, eu acredito que o diferencial da escola especial é o olhar, o acolhimento que é feito a cada um, mostrando que eles são importantes e que nós acreditamos no potencial de cada um, e estimulamos em todos os momentos o raciocínio deles para que possam desenvolver o seu potencial”, acredita Janete.
A Psícopedagoga Karla Stank destacou que foi realizado um trabalhado diferenciado, que encontrou a modalidade de aprendizagem que se adequou que buscou o interesse de Marciel, “então alcançamos o sucesso” lembra.
A coordenadora pedagógica Samara Schele lembra que é preciso continuar investindo com intensidade maior, com projetos para estimular a linguagem, com acompanhamento de fonoaudiológico e psicológico para atender as questões emocionais e de limite.
A escola atende 92 alunos, e tem uma parceria com a Apae para o atendimento de alguns profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e assistente social.
Para a prefeita Gilda Maria Kirsch uma boa educação é meta que a administração tem desde o início, “por isso investimos em professores, espaço físico, cultura, qualificação de profissionais, sempre com o objetivo de uma melhor qualidade de vida”, destaca Gilda.
Para o Secretário de Educação Antonio Edmar Teixeira de Holanda a Escala Professora Flávia Maria Brito tem um papel muito importante pela qualificação dos profissionais que lá trabalham “o resultado está aparecendo” lembra.

Nenhum comentário: