terça-feira, novembro 21, 2006

Parobé realizou I Encontro Estudantil Afro

A Escola Municipal Noemy Fay dos Santos do Bairro Paraíso de Parobé promoveu o I Encontro Estudantil Afro Parobeense, nos dias 17 e 20 de novembro, evento que envolveu 19 escolas do município quando cada uma apresentou um trabalho sobre o tema.
Foi um projeto elaborado pelos professores e diretora da escola com o objetivo de valorizar a etnia negra, e teve uma programação variada, com palestras, apresentações artísticas e culturais, que mostraram as raízes da raça negra.
Segundo a diretora Sandra Cristina de Souza Oliveira o evento foi importante instrumento pedagógico para que as escolas da rede municipal de uma forma geral pudessem apresentar trabalhos desenvolvidos no Projeto A Cor da Cultura.
Durante o evento ocorreram desfiles de beleza, que valorizaram, simpatia, desenvoltura, caracterização, postura na passarela.
A prefeita Gilda Maria Kirsch elogiou a iniciativa dos profissionais daquela escola, pela data e pelo tema, já que o dia 20 se comemora no Brasil o dia da Consciência Negra e destacou a importância dessa idéia criativa que mostrou valorizar o ser humano, ensinando que todos são iguais e que tem os mesmos direitos e deveres.
O secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, destacou a organização e o trabalho desenvolvido pela escola e disse que certamente entrará no calendário de eventos do município, por que é necessário valorizar as etnias, não só a negra, mas todas, “isso deve ser mostrado através de trabalhos dessa natureza” lembra Holanda.
19 garotas, de três categorias, Educação Infantil, Anos iniciais de 1ª a 4ª séries e anos finais de 5ª a 8ª séries, disputaram o título de rainha em cada categoria.
As vencedoras foram as seguintes: Infantil – Rayane de Souza Santos, da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova. Nos Anos Iniciais a vencedora foi Bárbara Moura dos Santos, da Escola Municipal Noemy Fay dos Santos. A vencedora dos Anos Finais foi Natielle S. Vandernert, da Escola Ana Maria Fay dos Santos. A Garota Simpatia foi Bárbara Pires de Oliveira, da Escola Municipal Romilda Sibel Renck e a Garota melhor caracterizada foi Jenifer de Lima, da Escola Municipal Artuíno Arsand.

Nenhum comentário: