segunda-feira, novembro 06, 2006

Parobé Em 1º Lugar na Sistematização de Experiências

Parobé Em 1º Lugar na Sistematização de Experiências
da Emater Regional de Porto Alegre.
O Projeto do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Local, apresentado pelas entidades parceiras do Município de Parobé, ficou em primeiro lugar na classificação dentre os 73 municípios da Regional de Porto Alegre. O Seminário de Sistematização de experiências agroecológicas ou inovadoras abrangendo as áreas tecnológicas, sociais, ambientais e de diagnóstico e planejamento participativo foi realizado nos últimos dias 03 e 04 de outubro, na casa de retiros dos Padres Capuchinhos no Bairro Santo Antônio em Porto Alegre. O projeto enfatizou o Programa Compra Direta Local da Agricultura familiar, que beneficia diretamente 130 famílias de agricultores que têm a compra de sua produção garantida, com valor de até 2,5 mil reais anuais, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome. Além deste programa a aquisição de produtos dos agricultores para a merenda escolar também é outra iniciativa que o município tem adotado para atender a demanda priorizada no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, de organização dos produtores para produção e comercialização programada em instituições locais.
Além de beneficiar os agricultores com a aquisição dos produtos, o projeto tem proporcionado o estimulo a produção agropecuária que tem conquistado outros mercados locais e regionais. Os produtos são destinados para 12 entidades beneficentes, com mais de 800 integrantes, que são as seguintes:
Casa da Criança;Lar dos Idosos Renascer, APAE, Hospital São Francisco de Assis, Escola Municipal de Educação Especial Flávia Maria Brito, Centro de Apoio Psico-social (CAPS),Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Escola Municipal de Educação Infantil Alvorada, Escola Municipal de Educação Infantil Nova Parobé, Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova, Escola Municipal de Educação Infantil Mariazinha, Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cristina do Pinhal.
Participaram da apresentação do projeto os representantes das seguintes entidades:
Prefeitura Municipal (merenda Escolar e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Renato Gemelli Bonadiman, Marili Coch e Thais Mergener. Emater/RS – Ascar de Parobé, Eng. Agrônomo Alexandre Czermak Rick. Vigilância Sanitária, Mário Luis Deffés Andrade Dias. Associações de Agricultores de Parobé, Noeli Schneider.
Administração Municipal de Parobé, através da prefeita Gilda Maria Kirsch e equipe em parceria como a EMATER para viabilizar o projeto.
Na próxima faze o projeto será apresentado em Veranópolis onde concorrerá a nível Estadual com mais 10 regionais da Emater, com 30 projetos em todo o Estado.

Nenhum comentário: